Ministério Infantil

Ministério Infantil

 

O ministério tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na igreja, comunhão com os irmãos em Cristo , evangelização, louvor e adoração à Deus. A criança necessita de um amor que contenha um tipo especial de percepção do seu mundo, que alimente o seu espírito. Esse amor deve dar à criança a força interior para formar conceitos firmes e saudáveis sobre si mesma e sobre a própria vida. Além disso, a criança necessita da espécie de orientação moral que lhe dê um senso de responsabilidade e reverência, para que tome decisões corretas e respeitem outras pessoas.

Nessa perspectiva procurar-se-á atender as necessidades básicas da criança:
A necessidade de sentido/significado: trabalhar a auto-estima da criança mostrando qual seu valor para Deus e seu valor aos outros, levando-as a enxergar e sentir este valor ao ponto de vive-los em sua vida.
A necessidade de segurança: a criança precisa se sentir amada, com isso é preciso trabalhar para que ela saiba que pode contar com a ajuda e o carinho dessas pessoas cada vez que encontrarem uma dificuldade ou uma situação nova. Proporciona-se mais segurança estabelecendo uma rotina para fazer as atividades e fazer com que a criança sinta-se parte da igreja.
A necessidade de aceitação: não deve existir de forma alguma qualquer tipo de preconceito para com a criança, independentemente de sua aparência física e situação social.No tratamento imparcial com a criança ela desenvolverá justiça, e se viver com segurança, aprenderá a ter fé. Ela não deve ser comparada com outros, isso poderá ser entendido pela criança como falta de aceitação.
A necessidade de ser amada e de amar: A falta de amor prejudicará a construção de sua personalidade, o amor constrói relacionamentos francos e confortáveis, reconhecendo que as pessoas são mais importantes que as coisas.
A necessidade de elogios: valorizar na criança a persistência e a obter uma sensação de vitória, instituindo pequenas tarefas objetivas que seja capaz de alcançar. Palavras de encorajamento valem mais do que críticas.
A necessidade de disciplina: é necessário impor limites às crianças para que cresçam maduras. Os problemas emocionais entre os jovens não são causados pela disciplina firme, mas pela ausência dela.

A necessidade de Deus: é importante que a criança saiba qual a sua posição diante de Deus, sendo essencial que conceitos corretos de Deus lhe sejam ensinados desde cedo, para ensinar a criança no caminho onde deve andar. Provérbios 22:6

Sueli Inez Guidelli Camilo dos Santos

Líder

Edicléia Fernandes Pinto

Vice-Líder

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE PONTA GROSSA

Praça Duque de Caxias, 91 - Centro
(42) 3027-2688
secretaria@pibpontagrossa.com.br

Desenvolvido por Departamento de T.I.